Com mais de cem dias de atuação no enfrentamento e prevenção a covid 19, a policia militar divulgou um balanço dos índices de violência durante a quarentena,
Apesar de queda nos crimes contra o patrimônio público houve aumento nos índices de violência doméstica.
Quem comenta essas informações é o capitão Augusto Leite, comandante da polícia militar no Careiro: “o crime ele é adaptável a situação. Então a gente vive hoje uma situação atípica de isolamento social e isso vai trazer algumas implicações na criminalidade e na segurança pública. A gente consegue perceber na parte estatística uma redução considerável nos crimes contra o patrimônio, roubos furtos esse tipo de incidência ela tem uma redução considerável principalmente no início naquele período mais crítico da pandemia. Hoje com a liberação gradativa das atividade a gente começa a ter os registros a serem aumentados. Porém ao mesmo passo a gente tem um avanço dos crimes domésticos: crimes contra a mulher, crianças e idosos esse tipo de situação e aqui especificamente no município de Careiro a gente teve um aumento considerável infelizmente nos casos de estupro. A violência sexual contra vulneráveis teve um registro aumentado desse tipo de ocorrência”
O comandante destaca que maior incidência aconteceu na zona rural e ressalta a atuação conjunta e que os índices já estão sendo controlados: “a gente teve que atuar principalmente na zona rural nos distritos, nas comunidades, a gente teve infelizmente muita incidência nesse tipo de ocorrências e em parceria com o conselho tutelar com a polícia civil a gente tem atuado de forma a controlar esse tipo de situação. já vem entrando numa redução considerável. o ministério público vem acompanhando todas as ações da segurança pública no nosso município. e os índices são considerados normais, frente a situação tensa e estressante que nós vivenciamos”
Os agentes da segurança pública fazem parte do comitê de enfrentamento e foram fundamentais na atuação nas blitz, durante o fechamento de estabelecimentos e em todos os momentos em que foi necessário maior rigor para o cumprimento das medidas de controle. A atuação permanece de forma continua e conjunta.
Fonte(s): Rádio Castanho Fm - Anderléia Oliveira
Comentários