O plano prevê três fases de atuação: Alerta - enquanto não houvesse nenhum caso registrado onde foi contemplando medidas de prevenção e orientação. Perigo Iminente quando há confirmação de caso suspeito e Emergência em Saúde Pública quando há transmissão local.
“Nós saímos do estágio de alerta, que é aquele estágio onde a gente faz toda aquela parte de prevenção e contenção, de maneira que, não se tivesse nenhum caso. Mas isso era uma questão de tempo, até devido o comportamento da nossa população que infelizmente por alguma necessidade, existem situações em que a pessoa teve necessidade de sair por uma questão de saúde. Agora nós estamos nesta situação, com um caso confirmado e aí nós já vamos ter que trabalhar além da questão da prevenção e contenção. Também vamos ter aí as sintomatologias. Então desta forma, O município e o estado do Amazonas em si tem que estar mais vigilante.” comentou a secretária municipal de saúde Maria Gerliane Oliveira em entrevista à Rádio Castanho FM.
A secretária apela para a responsabilidade individual de cada cidadão para que faça sua parte: “se faz necessário que cada um seja responsável por si. É muito difícil você vê uma caso desse, até quando é , a própria população ela fica aterrorizada”
Gerliane recomenda: “Se você faz o que está sendo orientado não tem por que você se desesperar porque você está cumprindo o que está sendo orientado. E se você não faz em algum momento vai pagar o preço. Lembrando que essa infecção esse vírus é altamente contaminante. Então a gente precisa pensar dessa forma. A gente precisa ter consciência”
Nesta etapa do plano de enfrentamento as autoridades irão avançar para algumas providências dentre elas: aumentar as restrições no transporte público, permitindo apenas entrada de pessoas que comprovem residência no município; Limitar o transporte de pessoas que vem das comunidades com a condição que os ônibus que realizam este transporte tragam somente 50% de sua capacidade; intensificar a fiscalização para que haja distanciamento das filas e acesso aos comércios, Além de reforçar o apelo para as medidas de prevenção inclusive com o uso das máscaras.
Fonte(s): Rádio Castanho Fm - Anderléia Oliveira
Comentários