O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou nesta quarta-feira (30) de uma cerimônia na Fazenda Ipê, na Baixa Grande do Ribeiro - sul do Piauí, para conhecer a primeira fazenda com tecnologia 5G no Brasil. Participaram também do evento ministros e parlamentares.
Em discurso, Bolsonaro afirmou que o evento é um grande marco para a agricultura porque vai representar um ganho na produtividade. "Esse evento aqui traz, obviamente, tecnologia ao campo, é a primeira fazenda totalmente 5G. Isso, certamente, vai ter um ganho de produtividade na casa de 20%, 25% ou 30%", afirmou.
O leilão da tecnologia de quinta geração foi realizado em novembro de 2021 e arrecadou R$ 47,2 bilhões. As operadoras que venceram o processo terão algumas obrigações, como levar o sinal para 1,7 mil locais afastados dos centros urbanos e a expansão do 4G para áreas rurais.
Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em pouco tempo, os celulares já terão acesso à tecnologia 5G. "A fazenda, com 5G da TIM, da Nokia, vai fazer com que o nosso agronegócio, que já é tão pujante, fique muito maior”. Fábio também afirmou que todos os 224 municípios do Piauí vão receber internet de alta velocidade.
Veja mais
Brasil pode ser protagonista na transição energética para uma economia de baixa carbono
Congresso de Inovação: participantes defendem mais investimento em inovação para que país possa se desenvolver e ser competitivo
Chegada do 5G depende de alteração de legislação municipal em quase todo Brasil
Computadores
No mesmo evento, o Governo Federal entregou 310 computadores que vão beneficiar cerca de 5 mil alunos. Com a entrega de hoje, o estado do Piauí já recebeu 474 máquinas que levam a inclusão digital para alunos da rede pública de ensino. Em todo o Brasil, 600 municípios já receberam mais de 26 mil computadores, que são recondicionados do Centros de Recondicionamento de Computadores, por onde passam por limpeza, testes, troca de componentes e instalação de softwares. Além disso, outros 310 pontos de conexão de banda larga foram entregues.
CONTEÚDO EM ÁUDIO
Fonte(s): Brasil 61
Comentários